Estilo de Vida Holístico e Sustentável
Dicas práticas de Desenvolvimento Sustentável
Bem-vindo à nossa página dedicada ao Estilo de Vida Holístico e Sustentável, onde oferecemos dicas práticas de Desenvolvimento Sustentável. Explore insights para uma vida equilibrada, consciente e sustentável, contribuindo para seu bem-estar pessoal e impacto positivo no planeta.
O fatores determinantes do estilo de vida
A framework for shaping sustainable lifestyles / determinants and strategies - UNEP ~
Enquanto as motivações e fatores impulsionadores explicam a necessidade ou o desejo por um estilo de vida ou prática de consumo específica, eles se traduzem em ação apenas quando determinados determinantes estão presentes. Determinantes são metafatores que estabelecem se um estilo de vida é praticado e/ou sustentável. Com base em suas características, os determinantes podem ser agrupados como: i) atitudes, ii) facilitadores/acesso e iii) infraestrutura.
1. Atitudes
Atitudes são um conjunto de fatores que contribuem para a orientação de valores de uma pessoa e sua probabilidade de consumir. Elas determinam preferências e escolhas - por exemplo, pessoas que são conscientes da saúde e consomem menos carne ou são vegetarianas tendem a expressar atitudes pró-ambientais ou religiosas. Incluem ética cultural, normas sociais, princípios profissionais e de pares, mensagens da mídia e conscientização. Elas criam um 'apetite' direcionado para uma direção específica. As atitudes podem se referir à orientação individual, bem como aos valores sociais coletivos e são fortemente influenciadas por práticas e movimentos sociais.
2. Facilitadores / Acesso
Pertencer a uma rede comunitária pode facilitar o acesso a determinados bens ou serviços locais. Da mesma forma, uma política governamental pode facilitar o desenvolvimento de opções de energia renovável mais competitivas. Facilitadores são um conjunto de fatores que contribuem para a possibilidade de determinados padrões comportamentais ou um estilo de vida se concretizar. Ter uma propensão para levar um estilo de vida consumista não é suficiente; é preciso ter acesso aos bens de consumo e serviços, redes sociais, etc., que compõem esse estilo de vida. O poder de compra, a disponibilidade de tempo, redes sociais e habilidades cognitivas e físicas podem contribuir para o acesso.
3. Infraestrutura
Isso se refere às interfaces socioecológicas que sustentam as atividades de consumo. Incluem a infraestrutura física (para moradia, mobilidade e lazer) e o design de sistemas de provisão (por exemplo, preços e capacidades de utilidades como água e energia). A infraestrutura ao redor de habitação e transporte, por exemplo, precisaria ser acessível, segura, confiável, etc., e, como costuma durar muito tempo e tende a prender os usuários em padrões de comportamento específicos ao longo de sua vida útil operacional, precisa ser altamente sustentável.
Receba nossas dicas e práticas estilo de vida sustentáveis
Inscreva-se e receba todas as nossas dicas e conteúdos mais recentes, enviadas para sua caixa de entrada.
contato@conscienciacorporativa.com.br